A clínica SENSUMED Oncologia lançou como primeira publicação do Instituto Sensumed de Ensino e Pesquisa Ruy França – ISENP, o Manual de Hipodermóclise, produzido pela equipe transdisciplinar da clínica, o qual estabelece parâmetros de conduta para indicação, técnica e medicamentos padronizados para utilização de acesso pela via subcutânea; ambos foram apresentados durante o I SENCOP – Congresso Sensumed Oncologia Personalizada, no último mês de agosto.

O Manual de Hipodermóclise, explica o médico oncologista e diretor técnico da Sensumed Oncologia, Dr. William Fuzita, integra as ações da clínica e do instituto no compromisso social e científico com ensino e pesquisa, além de estabelecer condutas médicas em pacientes candidatos a essa modalidade de cuidado.

Dra. Caroline Souza dos Anjos, médica oncologista e diretora da Divisão de Cuidados Paliativos da SENSUMED Oncologia, organizadora da publicação, esclarece que a hipodermóclise assume um papel essencial e de extrema importância por ser um acesso de simples execução, seguro, confortável, efetivo e bem descrito historicamente.

Com o surgimento do movimento moderno de Cuidados Paliativos, no final da década de 60, destaca a médica, a técnica de hipodermóclise voltou a ser amplamente utilizada e divulgada, sobretudo no tratamento de pessoas idosas e frágeis, visto ser uma via segura, com pouco risco de complicações e de fácil manipulação e manutenção na assistência domiciliar.