“A Inovação é precedida por conhecimento e precisamos desenvolver todo nosso potencial de Sabedoria para poder cuidar melhor dos nossos pacientes oncológicos. Agradecemos a todos os envolvidos nesse evento da Oncologia Amazonense”, enfatiza o médico oncologista e diretor da SENSUMED Oncologia, Dr. William Fuzita, sobre a realização do primeiro Congresso de Oncologia Personalizada no Amazonas – I SENCOP, nos dias 16 e 17 de agosto, no auditório da Fecomércio, idealizado com a finalidade de difundir e democratizar informações aos profissionais que vivenciam a realidade da oncologia na região. O próximo SENCOP ocorrerá em 2020.

Durante o evento foi apresentado o Instituto Sensumed de Ensino e Pesquisa Ruy França – ISENP, criado a partir do ideal científico de promover o conhecimento e incentivar atividades de ensino, extensão e pesquisa na área da saúde, com ênfase em oncologia. Foi lançado também o Manual de Hipodermóclise, produzido pela equipe transdisciplinar da clínica, o qual estabelece parâmetros de conduta para indicação, técnica e medicamentos padronizados para utilização de acesso pela via subcutânea.

Entre os temas apresentados por especialistas nacionais, constaram a plataforma de inteligência artificial da IBM Watson for Oncology; Imunoterapia para o câncer de pulmão; Individualização do tratamento inicial do paciente com câncer de mama HER2; uso de opioides no tratamento de câncer; sequenciamento de tratamento do câncer de próstata e de pulmão; personalização do tratamento para o câncer; novidades e perspectivas para a enfermagem oncológica. E entre os especialistas locais, os temas foram a cirurgia robótica para o câncer de próstata; Tratamento minimamente invasivo para os cânceres de mama; câncer de colo de útero no Amazonas – um comparativo com o resto do Brasil; cuidados paliativos; Nutrição para paciente oncológico; entre outros.